Sabem quando querem ir jantar fora e apetece-vos um espaço onde possam partilhar e experimentar diferentes pratos, mas nunca sabem onde ir? A resposta a este problema chama-se Gorki Tapas nas Flores e trata-se de um restaurante de tapas com um conceito muito próprio e uma ementa singular. 


Através das cores, o Gorki recriou três ambientes com diferentes propósitos: a mercearia, onde será possível comprar ingredientes que integram alguns dos pratos; o bar e a sala de jantar.

Apesar de ser um restaurante de tapas, o menu foge às tradicionais tapas espanholas e vai buscar inspirações à gastronomia portuguesa, francesa e italiana. Assim, surge uma ementa única e variada que incentiva a partilha.

Dizem que quando gostas, partilhas.


Fora as opções sugeridas na ementa, o Gorki oferece ainda menus exclusivos para grupos. O preço ronda os 25€ por pessoa e o menu, criado pelo restaurante, inclui vários pratos para partilhar, sobremesa, bebidas e café.

Começámos, claro, pelo Couvert que combinava um sortido da coleção de ibéricos que deve ser comido com pão barrado com tomate; palitos de cenoura com molho tártaro, sortido de pães (alfarroba, ervilha e girassol) e azeitonas.


Passando para as tapas e começando pelas minhas favoritas, os croquetes de rabo de touro. Ah, já estou a salivar! Foram provavelmente os melhores que já comi na vida. Vêm acompanhados com molho de carne e fazem uma combinação maravilhosa.


Os pratos que se seguiram foram o mil-folhas de beringela - camadas de tomate e beringela intercaladas com molho de tomate e queijo, yummy -, baguete de magret de pato (muito boa) e alcachofra confitada com foie gras (uma boa opção para fãs de alcachofra e/ou foie gras).


Quase a terminar a refeição, provámos um prato principal - mas que pode perfeitamente ser partilhado -, a carrilada de vitela com puré trufado. Sei que a imagem pode não ter o melhor aspeto de sempre, mas acreditem, é muito bom! A vitela desfaz-se na boca e tem o tempero e sabor ideal. A combinação com o puré trufado torna tudo ainda melhor.


E, como se deixa sempre o melhor para o fim, aqui não podia ser excepção. Para quem já me conhece, como gulosa e fã de sobremesas, não podia faltar o bolo de chocolate com azeite e flor de sal. Acho que a seguinte frase vai fazer-vos perceber o quão bom este bolo é. Fiquei a sonhar com ele o resto da semana. Para mim, este é definitivamente o melhor bolo de chocolate de Lisboa. 


Portanto, estes foram todos os pratos e tapas que tive a oportunidade de experimentar no Gorki. Contudo, tenho de destacar os meus favoritos e aqueles que quando voltar irei certamente pedir: couvert, croquetes de rabo de touro e bolo de chocolate.

Se lá forem, peçam para ficar na "sala da cortina". É a mesa ideal para jantares em grupo. A cortina cria um ambiente intismista quase como se tivessem em casa. Experimentem!

Praça das Flores 44
Principe Real
Ter - Dom: 12h30 - 24h

1 comentário

Partilha a tua opinião comigo!