Depois de conhecer Viena (post completo aqui), Bratislava foi o segundo destino desta minha mini-trip pela Europa. Como já vos tinha dito no post de Viena, apanhámos um autocarro da FlixBus para Bratislava, por apenas 5€ (sim, é uma companhia com preços super acessíveis que oferece serviços de qualidade).

Chegámos a esta cidade à noite e a primeira coisa que fizemos foi andar até ao apartamento, alugado no AirBnb. Bem, antes de mais vou partilhar com vocês esta minha primeira experiência com o AirBnb. Como é óbvio é sempre mais confortável ficarmos numa casa porque assim temos o nosso próprio espaço, estamos completamente à vontade e até podemos cozinhar lá (e assim poupar uns trocos). Daí esta ter sido a nossa escolha para Bratislava visto que os preços era exatamente iguais aos dos hotéis. O apartamento era ok, mas pequenos factores podiam tornar a experiência melhor como o facto de não haver papel higiénico, a limpeza ser um bocado duvidosa (e foram pagas taxas para tal), a inexistência de toalhas de banho... Enfim, pequenos elementos básicos que se tornam essenciais em qualquer lugar de hospedagem. De qualquer forma, sobrevivemos e o apartamento serviu para o efeito (se quiserem podem ver aqui, mas já sabem que os básicos podem faltar).

Na manhã seguinte, primeiro dia em Bratislava, a primeira coisa a fazer foi passar pelo posto turístico para pedirmos um mapa da cidade. De seguida, começámos a passear pelo centro da cidade e a visitar as atrações turísticas.

Antes de mais, Bratislava é daquelas cidades onde se consegue visitar tudo (o que é turístico) num dia, sem qualquer problema. Claro que se se quiser aprofundar esta visita e conhecer a cidade do ponto de vista dos locais ou ir até ao Castelo Dévin, é necessário mais tempo, mas isso é como em todo o lado. 

No fundo, em Bratislava as principais atrações - e aquelas que nós visitámos - são a Blue Church (também conhecida como Igreja de Santa Isabel, uma igreja lindíssima, que considero passagem obrigatório), Michael's Gate (podem subir lá acima, mas para isso têm de visitar o museu de armas), o Castelo de Bratislava, Catedral de S. Martinho, a praça onde se encontra a Maximilian's Fountain e prédios caracteristicos ainda com traços da cidade medieval, e aqui perto encontram a Praça Central onde podem ver o Palácio dos Primados. Se quiserem ter uma vista panorâmica para a cidade podem visitar o deck de observação UFO que fica na ponte SNP - nós optámos por não ir. Ao longo do centro vão encontrando várias estátuas em homenagem a diversas personalidades e, curiosamente, estas são muito requisitadas pelos turistas para tirar fotografias.


Em relação a resturantes e assim... Vão encontrar milhares de cafés, restaurantes e gelatarias por toda a cidade, por isso é só escolher. Nós almoçamos no restaurante La Pala e pedimos uma bolonhesa e uma pizza - aconselho. Era tudo delicioso e vinha bem servido. Para além disso, o espaço era super agradável e perfeito para descontrair. Para sobremesa, fomos até à gelataria Luckulus - porque já tinha visto muitas fotografias destes gelados no instagram ahah. O serviço provavelmente é o que mais chama a atenção uma vez que o funcionário faz malabarismo com as bolas de gelado - os turistas adoram estas coisas. Em relação aos gelados: amei. Os sabores eram muito bons (eu pedi manga e limão) e o gelado super cremoso.

Na realidade não é necessário propriamente um guia turístico para Bratislava porque basicamente é como visitar a zona da Baixa de Lisboa, aliás, se calhar é ainda menos que a Baixa uma vez que em Bratislava os pontos de interesse não são assim tantos e é tudo tão perto (e sempre a direito) que nem custa andar - mas atenção, estou a fazer esta comparação no que diz respeito aos pincipais pontos de atração, isto depende sempre dos interesses de cada um e da forma como se quer conhecer a cidade e o nível de conhecimento. Se vale a pena visitar Bratislava? Não vos aconselho a viajarem única e exclusivamente para esta cidade, mas aconselho-vos a passarem por aqui se fizerem uma viagem como a minha, por exemplo Viena-Bratislava-Budapeste ou Praga-Bratislava-Budapeste, e outros roteiros deste genéro.

Confessa, não te apeteceu ler o post completo e preferias ver isto tudo em vídeo? Então vê o vlog completo aqui onde mostro de uma forma muito resumida tudo aquilo que fizemos por lá nestes dois dias.

5 comentários

  1. Good pictures, have a good day

    https://elegant-e.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Gostei imenso das fotos! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Estiveste em sítios TÃO bonitos... Ai! ♥
    https://keepcalmandshopvintage.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Um dos meus temas preferidos é viagens, por isso não pude deixar de ler este post até ao fim! Segui o blog ;)

    Brastislava pareceu-me ser amoroso, fiquei encantada!

    xoxo,
    Lua

    longestwing.blogspot.com

    ResponderEliminar

Instagram