Ferragudo é uma aldeia - ou aldeia do mar, se preferirem -, que fica situado no Algarve, mesmo ao lado Portimão. Quando era mais nova costumava vir para aqui - cheguei a vir durante alguns anos seguidos -, e este ano decidimos voltar. É um local amoroso e frequentando por muitos, mesmo muitos, turistas. Hoje decidi vir partilhos com vocês as minhas sugestões quanto às praias e locais a visitar se estiverem por aqui.

# CENTRO

Ferragudo é mesmo muito pequeno e torna-se fácil conhecer as ruas que, tais como as ruas e casas em Lagos, são lindas e super instagrammable - aliás, se viram o último look que partilhei com vocês já sabem isso. O que vos sugeri em relação a Lagos, sugiro também para Ferragudo: deixarem-se perder pelas ruelas. Se um dia ou outro quiserem fugir à rotina, aconselho-vos a irem até ao Carvoeiro que fica a uns 5 minutos de carro e é um ótimo sitio para dar um passeio à noite ou comer um gelado.


# PRAIAS A VISITAR

Bem, como disse, Ferragudo é uma aldeia e, por isso, é muito pequena mesmo. Normalmente, nós iamos sempre para a Praia do Pintadinho ou para a Praia Grande. A Praia do Pintadinho é daquelas praias típicas rochosas (não no mar), com um mar translúcido e sem grandes ondas, relativamente pequena, mas muito agradável para se passar o dia - especialmente para familias com crianças pequenas. A Praia Grande já é uma praia mais extensa - perfeita para quem gosta de fazer caminhadas -, sem grande rochas, um mar calmo e limpo e muitos bares agradáveis para se estar.

Em Ferragudo existe ainda a Praia dos Caneiros, uma praia muito requisitada (nós tivemos de ir por volta das 9h para arranjar lugar para o carro sem grandes stresses). Esta praia é de facto muito bonita, especialmente se atravessarem para o lado direito quando a maré está baixa. Como nós chegamos super cedo, conseguimos atravessar para o outro lado, que estava praticamente vazio, e era completamente paradisiaco: água azul, super transparente e limpa, grandes rochas caídas no meio do mar e todo o areal é rodeado por grandes arribas em tons quase brancos. A praia é mesmo incrível, principalmente para tirar fotografias ahah.

Depois, se fizerem mais uns quilómetros (não muitos) encontram praias muito boas, ainda no concelho de Lagoa, como a Praia da Marinha, a Praia de Benagil, a Praia dos Carvalhos, enfim. Existe uma infinidade de praias incriveis e completamente paradisiacas nesta zona - podem ver aqui e aqui outros posts que escrevi. Nós acabamos por ir à Praia de Albandeira que fica em Porches. Esta praia é dividida em dois lados separados por rochas que criam um pequeno lago. No lado direito começa a fazer sombra à tarde e no lado esquerdo conseguem apanhar sol toda a tarde. A praia é muito pequenina mesmo e aconselho a irem apenas quando está maré baixa, senão a probabilidade de não terem lugar na praia é muito grande.


A outra praia fora de Ferragudo que visitámos foi a Praia das Gaivotas (não tenho a certeza se este é o nome correto), mas a entrada para a praia é feita através do Resort Vilalara Thalassa. E, por a entrada ser feita pelo resort e não haver placas para esta praia, faz com que seja quase uma praia privada. É perfeita para quem gosta de ter o seu espaço e estar à vontade visto que não tem uma grande afluência.

Se quiserem ver como foi a minha semana por Ferragudo, carrega aqui ou então passa também pelo meu instagram para veres mais fotografias (aqui)

8 comentários

  1. nunca fui mas só pelas fotos já fiquei babada :)
    bejinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Realmente as casas são muito fofinhas e as praias lindas!
    Beijinhos,

    A Maiazita

    ResponderEliminar
  3. Great pictures, have a good day

    https://elegant-e.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Que fotos lindas! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Que fotos lindas! <3

    http://big-hill-of-hope.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Love your photos! The views look amazing dear <3
    Maybe you would like to follow for follow? Let me know :)

    http://lexisslittleworld.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Partilha a tua opinião comigo!