Para quem já me segue há algum tempo sabe que em Setembro estive na Índia - em Nova Déli, Agra e Jaipur. Foi uma experiência incrível (podes ver mais aqui). Estive lá durante uma semana, o que para as pessoas locais era muito pouco tempo, mas durante essa semana tive a oportunidade de conhecer a cultura deste país assim como alguns cuidados a ter. Por isso, hoje venho partilhar com vocês, em particular com quem está a pensar ir à Índia (se estás a pensar nisso, este post é para ti!), cuidados a ter, alguns conselhos e dicas. 


Apesar de toda a diferença de culturas, hábitos, estilo de  vida, etc. e da viagem não ter começado da melhor maneira confesso que já tenho algumas saudades. 

#1 - Gorjetas em todo o lado!
A Índia é o país mais barato para se viajar no entanto não se torna assim tão barato. As gorjetas são uma constante, onde quer que vão têm de dar sempre uma gorjeta. Por exemplo, quando se sai do avião ao entrar para o táxi, várias pessoas vão ajudar-te com as malas - eles vão querer sempre "ajudar" independentemente de tu quereres ou não ajuda - assim como à entrada e saída do hotel - não precisas de carregar as tuas malas, nunca, eles vão sempre carregar por ti com o objetivo de ganharem dinheiro. Na Índia tudo funciona à base de gorjetas. O Khan, o nosso motorista, disse-nos que para eles o importante é dar gorjeta e não o valor da mesma.
#2 - Não te deixes enganar

Mais uma vez, para quem leu os meus posts da viagem à Índia sabe que não correu da melhor forma. Nós tinhamos o hotel reservado e tudo tratado. O taxista que apanhámos no aeroporto levou-nos até à suposta rua do hotel, a qual ele disse estar cortada e, segundo o mesmo, o hotel estava fechado por causa das festas da Ganesha. Acabámos por ir para um posto de turismo onde nos programaram novamente toda a estadia. Segundo o local por onde reservamos o hotel, eles fazem isto porque ganham uma percentagem do valor do novo programa.
#3 - Contrata um taxista de confiança
Aconselho a contratares um taxista de confiança visto que vais precisar de um para ir para todo o lado. Se quiseres envia-me um e-mail para te dar o contacto do Khan, o motorista que nos acompanhou durante uma semana por Agra, Jaipur e Nova Déli. Na Índia todos os turistas precisam de um taxista que os acompanhe na sua viagem e um guia turístico em alguns locais pode dar jeito.

#5 - Impossível andar sozinho na rua
Este aspeto fez-nos imensa confusão. Nós sempre que viajávamos estávamos habituados a não estar dependentes de ninguém e andar livremente pelas ruas a conhecer o local. No entanto, na Índia, pelo menos em Agra, Jaipur e Nova Déli é impossível fazê-lo e não é por uma questão de segurança. Mal as pessoas locais vêem turistas na rua vão de imediato ter com eles e tentam impingir todos os produtos e serviços que tenham para vender, até mesmo tuc-tuc param ao teu lado de possíveis alvos e perguntam mil e uma vezes se precisam de boleia.

#4 - Alguém disse picante? 
No geral, por muito que peças a comida sem picante vai ter sempre um bocadinho. Por exemplo, eu não gosto de picante, mesmo, mas em alguns sítios o picante era suportável noutros nem tanto. Tendo em conta que aqui se anda com um motorista e/ou um guia para todo o lado, estes vão sempre sugerir-vos e levar-vos a restaurantes turísticos, sendo que aqui a variedade é maior: têm desde comida europeia, comida asiática, comida americana, etc.

#6 - Pequeno-almoço
E m todos os hotéis em que ficámos, o pequeno-almoço servido eram comidas indianas pesadas, pratos que para nós são servidos ao almoço e não ao pequeno-almoço, para além de que tinham imenso picante. No entanto, os turistas podiam pedir comida do menu. O nosso pequeno-almoço acabou por ser sempre torradas e sumo de laranja - que era um copo super pequeno enchido apenas uma vez - e em alguns hotéis faziam omeletes e tinham panquecas. Mas atenção, as omeletes que eles fazem levam malagueta e outras especiarias picantes por isso, se não quiserem nenhuma especiaria, têm de especificar que querem omeletes feitas apenas com ovo.

#7 - Ar condicionado por favor!
O calor é imenso, mas o pior mesmo é a humidade que torna a rua numa autêntica sauna. Para terem noção, enquanto estávamos em Agra fomos ao Taj Mahal às 5h30, não só por ser a melhor altura para tirar fotografias, mas também por ser a menor altura de calor. Por isso, tenham em conta o elemento ar condicionado na escolha do hotel. Ah e levem comprimidos para prevenir constipações ou dores de garganta porque as mudanças de temperatura entre rua, táxis e hotel são uma constante.

#8 - Podemos tirar uma fotografia?


Não leves a mal as milhares de fotografias que te vão tirar "disfarçadamente" - eles bem tentavam ser discretos mas até o som de captura conseguiamos ouvir ahah. Algumas pessoas locais vão ter contigo e pedem para tirar uma fotografia, quando isto acontecer aproveita para guardar recordações.

#9 - O que vestir?
Antes de ir para a Índia pesquisei imenso sobre o que vestir e cuidados a ter neste sentido. Muitos dos artigos e publicações que li diziam para se ter cuidado na roupa que se usava - em relação às mulheres - e usar sempre calças. Estava um bocado receosa quanto a este assunto no entanto o calor lá era insuportável, por isso optei por levar calças, tops e uma saia de ganga. Usei tudo isto à vontade, claro que as pessoas olhavam, mas elas olham quer estejas de saia ou calças. Olham pelo facto de ser diferente e até mesmo pelos próprios traços do nosso rosto que são diferentes dos deles. No entanto, claro que deves ter atenção à roupa que vais vestir por uma questão de respeito.

 
Se estás interessado/a em ir à Índia e queres saber mais coisas não hesites em enviar-me um e-mail!

12 comentários

  1. Acho que me ia dar muito bem com a comida tendo em conta que adoro picante, mas tudo o resto ia-me ser complicado lidar; odeio não me sentir segura, e sinto-me mal quando toda a gente olha! Parece um destino perfeito a visitar com um grupo de amigos considerável!

    Segui o blog :)

    beijnho,

    Marlene,
    McTBeauty: http://mctbeauty.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah eu com a comida não me dei lá muito bem! Apesar de tudo o que dizem e de estar um bocado receosa antes de ir, senti-me super segura durante toda a viagem, apesar do começo não ter sido o melhor... Mas acabamos por nos habituar (aceitar) o estilo de vida deles e o modo como vêm e fazem as coisas. Beijinho

      Eliminar
  2. Uau, adorei! Por acaso, não me importava nada de viajar para a Índia, visto que é um país completamente diferente do nosso! :D
    Segui*

    http://imthefifthelement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo completamente diferente! Ao inicio não adorei, mas acabamos por nos adaptar e no fim é sempre uma experiência única :)

      Eliminar
  3. Adorei o post!! Super informativo! A Índia por acaso não é um país que me agrade muito para ir visitar, mas a descrição que fizeste do local fez-me sentir como se estivesse lá! eheh
    Um grande beijinho, linda!! :)
    ____________________________
    www.focusonmeblog.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Gostava imenso de ir à Índia apesar de ter algum receio. Conheço quem lá tenha estado há pouco tempo e, tal como tu, também teve más experiência
    Kisses,
    Messy Hair, Don’t Care | Giveaway Zara 25€ Gift Card

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ao inicio também tinha algum receio mas não há motivos para nos sentirmos inseguros, falo por mim... Eu senti-me sempre super segura, talvez pela segurança que o nosso motorista nos deu ao longo de toda a viagem. Apesar dos momentos menos bons, também são esses que, mais tarde, tornam a viagem mais divertida. Beijinho :)

      Eliminar
  5. Adorava ir à India, o problema seria mesmo a humidade e o calor porque tenho sempre a tensão baixa :-/
    Kiss
    http://aalbicastrense.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito das fotos.
    Adoraria conhecer a India!
    Essa da gorjeta lembrou-me o México, é muito semelhante e muitas vezes pedem descaradamente.
    E já sigo :)
    http://www.cosmopolitgirl.com/

    ResponderEliminar
  7. É um sitio no qual tenho alguma curiosidade em conhecer se bem que também tenho algum receio!

    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Depois de ler este post tenho tanta vontade de ir visitar a Indía, sempre achei que seria um sítio lindissímo, adorava poder ir lá um dia!

    Um beijinho,
    http://guiltypleasureeeee.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Instagram